O Google e a Samsung lançaram a plataforma Android XR do Google, e o primeiro hardware a rodar essa nova plataforma serão os óculos de realidade mista chamados Project Moohan, criados pela Samsung.
Bem, hoje, 12 de dezembro, o Google e a Samsung apresentaram a plataforma Android XR e os óculos na forma de um kit de desenvolvimento. Embora não saibamos quando eles estarão disponíveis para venda.
O que sabemos sobre o projeto Google e Samsung
A Samsung e o Google descreveram o Projeto Moohan como óculos que oferecerão toda a gama de experiências XR , desde totalmente imersivas até realidade mista. Isso faz sentido considerando que Moohan significa "infinito" em coreano. Os óculos apresentam rastreamento de olhos e mãos e responderão a consultas de voz.
E Gemini, a plataforma de inteligência artificial generativa do Google, estará no centro do sistema de realidade aumentada do Google. Isso contrasta com o Vision Pro da Apple, que, embora integre o Siri da Apple, não tem esse nível de consciência, pelo menos por enquanto.
A Samsung não comentou sobre as principais especificações do Projeto Moohan, recusando-se a entrar em detalhes como preço, peso, localização da bateria e tecnologia de imagem , além de declarar que será de alta resolução. Pelas fotos e vídeos vistos, parece ser um fone de ouvido cinza com uma única faixa e espuma de suporte ao redor da parte de trás da cabeça, e uma frente de vidro cercada por uma fina moldura cromada.
O que sabemos é que o silício que alimenta o Project Moohan vem da terceira parte desta parceria: a Qualcomm. A Samsung não especificou qual chip ou chips o Project Moohan terá, mas é lógico esperar que ele incorpore o avançado Snapdragon XR2.
O Android XR proporcionará uma experiência visual no Moohan que deve ser familiar para qualquer um que já tenha experimentado a realidade mista com os óculos Vision Pro da Apple ou o Quest da Meta.
O Google também está focado em garantir que seus aplicativos nativos, como Gmail, Maps, Google TV e YouTube, estejam prontos para o Android XR, e demonstrou como o YouTube pode oferecer uma experiência de visualização de vídeo imersiva.